Uma das principais necessidades de todo estudante do Direito — especialmente aquele que está em vias de prestar uma prova importante — é encontrar tempo hábil para revisar todo o material que será cobrado.

Seja para concursos públicos, a semana de provas na graduação ou até mesmo para o exame da OAB, é muito conteúdo para um cérebro só absorver.

Mas a boa notícia é que existe a Coleção Direito Esquematizado da Editora Saraiva, que foi pensada justamente para atender a essa necessidade do estudante em ter um material completo, mas em uma linguagem simplificada para facilitar os estudos.

O primeiro exemplar da coleção foi a edição de 1999 do livro Direito Constitucional Esquematizado, elaborada e idealizada pelo professor Pedro Lenza. O sucesso foi tanto que a obra é reeditada até os dias de hoje e deu origem a muitos outros títulos, que também estão sob a coordenação de Lenza.

Coleção Direito Esquematizado: recuse imitações!

Quando foi lançada, a metodologia Esquematizado® foi uma novidade no mercado editorial jurídico. Como fez muito sucesso e logo caiu nas graças dos estudantes, surgiram muitas obras genéricas e com formatos semelhantes. No entanto, a metodologia pensada por Lenza é diferente das outras porque só ela apresenta as 8 características abaixo:

1. Material esquematizado

O termo “esquematizado” quer dizer exatamente isso que você está pensando: toda a parte teórica é apresentada de forma direta, em parágrafos curtos e em vários itens e subitens. É como se todo o conteúdo estivesse realmente desenhado e organizado para o estudante conseguir fazer consultas mais rapidamente e absorver melhor os temas estudados.

Quando o primeiro Esquematizado® chegou às livrarias, essa estrutura não existia em nenhum livro jurídico, e por isso foi considerada revolucionária na época.

2. Conteúdo superatualizado

A coleção lança novas edições todos os anos e está sempre em consonância com as novas jurisprudências do Supremo Tribunal Federal (STF), de outros Tribunais superiores e seguindo sempre a linha e as tendências observadas em provas da OAB e concursos públicos.

3. Linguagem clara

A intenção de Pedro Lenza ao lançar a Coleção Direito Esquematizado era justamente oferecer aos alunos um produto diferenciado do que já existia no mercado. E fazer uso de uma linguagem mais simplificada, que vai direto ao ponto e expõe os temas como se estivesse “conversando” com o leitor foi a abordagem escolhida para destacar do restante.

4. Uso de palavras-chave

Um dos melhores amigos de todo estudante de Direito é o marca-texto. Inclusive, talvez seja mais fácil encontrar um concurseiro calmo na véspera da prova do que um exemplar de Vade Mecum sem um único trecho grifado.

Lenza e a Editora Saraiva observaram a recorrência dessa prática e identificaram nela uma excelente oportunidade para facilitar ainda mais os estudos de seus leitores: trazer trechos do livro destacados já na diagramação.

As partes com destaque nos livros, inclusive, foram pensadas para recair sobre aqueles que os leitores mais costumam grifar com marca-texto.

5. Formato escaneável

A forma na qual o livro foi escrito também se destaca muito de outras obras jurídicas. A intenção era disponibilizar um material de estudo que permitisse uma leitura mais dinâmica, por isso optou-se pelo uso de palavras-chave e por organizar as informações em itens e tópicos.

6. Recursos gráficos

Outro elemento inserido no projeto para facilitar e otimizar o tempo de estudo foram os recursos gráficos utilizados.

Já está cientificamente comprovado que imagens, gráficos e figuras ajudam na memorização e absorção do conteúdo que está sendo estudado. Por isso, os livros da Coleção Direito Esquematizado estão cheios deles.

7. Provas e concursos

Inserir exemplos de questões de provas ao final de cada capítulo foi outra inovação do Esquematizado® no mercado editorial jurídico.

Essa abordagem foi pensada como mais uma forma de facilitar os estudos, pois aumentam a percepção dos estudantes sobre a maneira com que determinado assunto poderá ser cobrado em provas importantes, como as da OAB e de concursos públicos.

8. Material online

Por fim, a Coleção Direito Esquematizado também disponibiliza o acesso para materiais complementares online para ajudar ainda mais nos estudos.

Para quem o Esquematizado® é indicado?

Inicialmente, pensava-se que as obras desta coleção seriam úteis somente para quem estivesse precisando de uma revisão confiável para provas importantes.

Com o tempo, porém, percebeu-se que qualquer um que precisasse ou quisesse absorver um determinado tema do Direito poderia se beneficiar de uma leitura mais simples — ainda que tão completa quanto qualquer outra.

Por isso, os livros com o selo Esquematizado® podem ser úteis para:

  • Estudantes de graduação, especialmente os que estão às vésperas das semanas de provas;
  • Concurseiros;
  • Candidatos inscritos para as provas da OAB;
  • Profissionais mais experientes, como forma de consulta rápida e imediata.

Trata-se, portanto, de uma coleção de obras praticamente universal dentro do Direito, mas voltadas especialmente para aqueles que precisam de um material de estudo prático e simplificado — e ao mesmo tempo completo e atualizado.