A Coleção Esquematizado, sob coordenação do notório jurista Pedro Lenza, conta com diversas obras, cada uma destinada aos ensinamentos de uma disciplina, reduzida a seus traços essenciais. A ideia é proporcionar uma metodologia ágil, a fim de tornar mais fácil todo o processo de aprendizado. Sendo assim, as disciplinas são compiladas em um só volume e possuem autoria própria de importantes operadores do direito.

Os volumes não foram feitos apenas pensando na pessoa prestes a se formar, que deseja passar em concurso ou na prova da OAB. Qualquer um pode aderir à leitura de qualquer unidade da Coleção Esquematizado, até mesmo quem acabou de entrar na faculdade pode adquirir essas obras como guias de estudos na semana de provas.

Pensando nesse público que acabou de ingressar na faculdade, fizemos uma lista dos 4 principais esquematizados que todo entrante deve ter na prateleira. As obras são atualizadas anualmente, de acordo com as mudanças legislativas e os novos julgados de tribunais superiores.

1- Direito Civil Esquematizado, Volume I, de Carlos Roberto Gonçalves

Direito Civil provavelmente será a disciplina que vai acompanhar você do começo ao fim do curso, pois representa o mais importante ramo do direito privado, composto pelo maior código que temos no Brasil.

Nessa coleção, não há uma obra para todo o Direito Civil, pois o objetivo é esquematizar todo o conhecimento de modo que o livro continue completo. Por isso, as obras são divididas em 3 volumes. Para o entrante, o primeiro volume introduz a matéria da melhor forma.

Carlos Roberto Gonçalves, além de ser conhecido pela sua notoriedade no mundo jurídico, também é admirado pelos estudantes pela linguagem clara e objetiva. Você pode deixar a doutrina ao lado do esquematizado e tornar os estudos cada vez mais eficiente.

2- Direito Penal, Parte Geral, Esquematizado, de André Estefam e Victor Eduardo Rios Gonçalves

Essa unidade é essencial para o entrante que quer aprimorar os conhecimentos em toda a parte geral do Direito Penal. Assim como nos outros volumes, esse também é marcado pela linguagem dinâmica, em que os autores buscam o tempo todo conversar com o leitor e atrai-lo para os aprendizados.

A parte geral do Direito Penal costuma ser ensinada em pequenas etapas, todas ricas em conceitos específicos. Por isso, a estrutura é bastante segmentada, adaptada para o aluno seguir o cronograma dado pelo professor e entender cada vez mais a disciplina. Sempre que possível, tenha também uma doutrina para um acompanhamento mais aprofundado.

3- Direito Constitucional Esquematizado, de Pedro Lenza

O esquematizado de Constitucional é uma das obras mais importantes     que os entrantes da faculdade de Direito precisam ter na prateleira. Essa matéria é essencial para entender quais os princípios, normas, direitos e garantias fundamentais que são a base da nossa sociedade.

É a obra mais completa da Coleção Esquematizado que proporciona em linguagem simples, didática e objetiva, além de toda a matéria de Direito Constitucional, vários conceitos adicionais e necessários para a compreensão de todo o sistema brasileiro.

São 1627 páginas ricas em conteúdo, bibliografia, jurisprudência e doutrina. Tudo isso vai acompanhar o aluno desde o começo do curso até chegar sua vida profissional, em que o livro servirá como consulta rápida.

A estrutura é composta por textos, quadros esquemáticos, bibliografia, conteúdos onlines e palavras em destaque. No canto superior direito da página 207, por exemplo, há um QR Code. Logo abaixo, podemos ver o tema do capítulo: “Poder Constituinte”.

O primeiro tópico consiste em um quadro esquemático com as divisões do poder constituinte. Em seguida, começa o texto explicativo, dividido em tópicos. No canto inferior direito, a editora disponibiliza o link que contém o vídeo sobre o capítulo. Isso mostra a dinamicidade, a praticidade e a singularidade da obra.

4- Direito Processual Civil Esquematizado, de Marcus Vinicius Rios Gonçalves

Essa é uma das obras publicadas pelo mestre em Direito Civil, Juiz de Direito e professor, Marcus Vinicius Rios Gonçalves. O autor, em nota da edição, comenta que “foram acrescentadas, à nova edição, súmulas e decisões recentes, especialmente relacionadas a temas que vêm causando polêmica, como o relativo aos poderes de coerção do juiz no processo, de apreensão de passaporte ou carteira de motorista. Também foram incorporadas ao texto as novas regras instituídas pela Lei n.13.655/2018”.

O livro contém todo o conteúdo da esfera processual civil que vai auxiliar o estudante, o concurseiro e o profissional de Direito, tanto para estudar, quanto para fazer consultas rápidas e entender tudo na hora.

A obra trata de temas como as noções gerais da lei processual civil, os princípios e institutos fundamentais, a ação, a competência, os direitos de defesa, o processo, a jurisdição, os sujeitos do processo, os atos processuais, a tutela provisória, a formação, a suspensão e a extinção do processo, execução civil, dentre outros, desde a parte geral até o fim da fase processual. Esse livro será o principal aliado do leitor.